top of page
pescador -branco.png

NAVU

Prática

de Meditação e Expressão

NAVU são atendimentos individuais para pessoas que desejam melhor lidar com o peso dos problemas cotidianos  através de práticas de meditação contemplativa que auxiliarão na lida com a impulsividade, com criatividade

rabo-azul.png

Como surgiu

esse trabalho?

Durante muito tempo encontrei formas de me isolar dos problemas que a vida me oferecia. Esse isolamento cultivou em meu coração a distração, a melancolia e a passionalidade. Tudo me causava estranhamento e incômodo. Não sabia ao certo para onde deveria olhar, num mundo de aparências onde as relações parecem se dissolver.

Foi então que, sentindo falta de ar e crises de ansiedades, fui lançado em busca de mim mesmo.

Encontrei uma tradição espiritual onde recebi de meu mestre cabalista Mario Meir uma sabedoria que alterou a minha forma de lidar com o que me pesava e oprimia.

Essa sabedoria é simples e profunda ao mesmo tempo. Ela foi pra mim como um chamado para resgatar algo muito ancestral que havia perdido no meio do caminho em meio a tantas idas e vindas.

Visualizei através dela a destreza e a serenidade presente no constante fluir dos córregos ou no farfalhar das folhas de um bambú quando lavamos uma louça, por exemplo. Por meio dessa sabedoria pude depreender o movimento orgânico da natureza e a beleza que é a restrição, como uma pedra que firma a fronteira no lugar que ocupa, deixando passar pelas laterais aquilo que não convém. Uma pedra que está em permeio com as partes, haja o que houver.

Percebi que, para entrar nesse fluxo firme e sereno, precisava integrar as partes com o todo, numa dança que me levaria à construção de um estado meditativo quando as tempestades da vida se aproximam. Era essa a linguagem que meu coração buscou encontrar há tanto tempo, que me conduziria ao amadurecimento da visão e à libertação dos fardos auto-impostos ou impostos pelo outro.

Para essa “dança poética” se realizar, o estudo entre práticas meditativas e ensinamentos éticos de minha tradição espiritual foram essenciais para que eu desenvolvesse lucidez sobre aspectos da interioridade, cultivando   novas relações com velhas situações que antes me pareciam hostis.

barco.png

Como esse

trabalho se dá?

image-from-rawpixel-id-3972025-png.png

1

image-from-rawpixel-id-3972025-png.png

2

Em dois passos:

 

 

 

Será pedido que você responda a um briefing para facilitar o entendimento das questões a serem trabalhadas no encontro on-line que teremos pelo Zoom. Um encontro será agendado com base no que foi respondido neste briefing. Nele faremos meditações guiadas com o tambor e cantilação de mantras de minha tradição espiritual da Cabala Ancestral feitas sob medida para trabalharmos energeticamente.

O objetivo das meditações aqui é para reforçarmos a conexão com o silêncio e a contemplação dentro de você, equilibrando a nossa dinâmica emocional. Com base no que foi respondido no briefing também, levarei ao nosso encontro pequenos ensinamentos éticos da sabedoria da Cabala Ancestral que possam esclarecer as questões apresentadas. Este é o primeiro passo.  

O segundo passo se dará ao final do encontro, quando irei propôr um desafio para ser trabalhado após o encontro. Neste desafio haverá uma imagem, vídeo, áudio ou texto especialmente selecionado para que você possa se conectar e desdobrar. Um novo encontro será, então, agendado a fim de que compartilhe como esse material reverberou dentro de você. Será importante que seja levado nesse encontro uma outra imagem, vídeo,áudio ou texto (de sua autoria ou não) do que o material possa ter suscitado em você.

Assim, estaremos estabelecendo uma diálogos criadores.

O objetivo dos diálogos criadores é limpar o campo das relações estabelecidas anteriormente.

 

 

O estado contemplativo, propiciado pela meditação, aliada a  disponibilidade expressiva abrem espaço para a relação, o aprendizado e a co-criação da realidade  a partir de aspectos mais sensitivos.

 

Desta forma entendo que o estado contemplativo como um passo importante para a expressão.  Não importa se isso parecer impossível, no momento, se você não tiver tempo. Encontraremos um espaço viável para a criação. A sua expressão já está acontecendo em algum nível, ainda que você não a perceba no momento.

As vezes estamos apenas olhando para uma frequência energética que não gera conexão produtiva. Vamos propor exercícios que irão nos colocar na direção da conexão profunda e verdadeira consigo mesmo. Esse é um dos pilares do NAVU. 

Não se preocupe pois o caminho será trançado com calma e serenidade. O NAVU pauta-se no princípio da interioridade, do silêncio, da sensibilidade e do aprendizado lento e pausado para que cada "semente" de sabedoria possa amadurecer, dando frutos e gerando prosperidade não apenas para você, mas a todos ao seu redor.

Confiar nos nossos sonhos é o primeiro passo para qualquer transformação de atitude. Ouse a se desafiar como poeta, criador e curador que você pode ser!

O que iremos construir?

  • Estabilidade emocional e serenidade para enfrentar os desafios do dia-a-dia;

  • Ampliação do entendimento sobre ancestralidade;

  • Uma maior consciência sobre as relações humanas;

  • Criação de novas formas de expressão contemplativa;

Captura de Tela 2021-11-27 às 15.42.11.png

Quem conduz esse trabalho?

Filippi Fernandes é formado em História pela UFRJ e mestre em Ciência Política (Teoria Política) pela UFF, autor do livro A colheita dos grãos: odes sonoras e idealizador, junto com Mariayne Nana, dos Criadores em Fluxo®, plataforma de cura e criação que abarca a Mentoria Arvorescer, as Poéticas Ancestrais do Feminino e NAVU - Práticas de Meditação e Expressão.

Faz parte do Movimento da Cabala Ancestral, é discípulo do mestre Mario Meir  e caminha junto com os kawaya’e (guerreiros) e os kana’e (zeladores), honrando a linhagem de saberes ancestrais de tradição.

Tem se dedicado ao estudo da Permacultura e a relação entre ser humano e natureza, através do IPEP (Instituto de Permacultura da Pampa).

 

bottom of page